quinta-feira, 5 de junho de 2008

As Ongs nas Mídias

Foto: Voluntários da Ong Mãos Amigas

O termo ONG foi usado pela primeira vez em 1950 pela ONU (Organização das Nações Unidas) para definir toda organização da sociedade civil que não estivesse vinculada a um governo. Em geral as ONGs perseguem benefícios sociais ou ambientais.
As ONGs brasileiras cresceram e se multiplicaram com forte apoio da cooperação internacional. Agências privadas de desenvolvimento, muitas das quais ligadas às igrejas dos países da Europa Ocidental e América do Norte, apoiaram, desde os anos 70, projetos de educação popular, defesa de direitos e melhoria da qualidade de vida comunitária.
Na década de 90 este padrão de financiamento entrou em crise em função de um conjunto de fatores: explosão do número de ONGs brasileiras e ampliação de seus orçamentos, realocação de recursos das agências européias para a Europa do Leste, prioridade crescente atribuída à África, aumento do desemprego e das carências sociais no interior das sociedades européias.
Hoje elas são definidas como uma marca forte, boa visibilidade, nítido perfil urbano e concentrada em trabalhos de cunho social. Esta é a síntese encontrada pela Secretaria de Pesquisa e Opinião Pública do Senado Federal – SEPOP para definir a imagem das Organizações Não-Governamentais. A matéria do DataSenado publicou uma pesquisa “As Ongs na Mídia”. Relata a porcentagem das ONGs nas mídias e nos veículos de comunicação.
Convido você a verificar a pesquisa sobre As Ongs na Mídia do DataSenado.

2 comentários:

Fashion Click disse...

Oláaaaaaaa!

Adorei o seu blog,esse trabalho é maravilhoso...
...Permaneça firme e constante.
Bjussssss

Ingrid Rolemberg =D

Unknown disse...

Yuhuuuuuu...

Ficou muito Shouw o Blog!
Parabens Rafha e Amanda!
O melhor ainda, é ver toda essa galera dedicando parte do seu tempo investindo neste trabalho.

Parabens a todos!